Neste artigo, vamos falar sobre como funciona essa plataforma e a importância para a atração de leads e aumento de lucros para os e-commerces. Veja a seguir:

  • o que é o Google Shopping;
  • como funciona o Google Shopping;
  • Google Shopping gratuito: Como otimizar o SEO?;
  • diferença entre Google Shopping Ads e Google Ads;
  • vantagens do Google Shopping para e-commerces;
  • dicas para usar o Google Shopping.

O que é Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta desenvolvida pelo maior buscador do mundo para auxiliar usuários que buscam por produtos a comparar preços e encontrar diferentes ofertas dos fornecedores. A ideia por trás do Google Shopping é bem simples: exibir produtos relevantes à consulta do usuário juntamente com as lojas que os oferecem e permitir a visualização de fotos e de avaliações de usuários para que os usuários possam realizar comparações.

Devido aos impactos causados pela pandemia da COVID-19 no setor de varejo, agora é possível posicionar anúncios de produtos do seu e-commerce gratuitamente na ferramenta.

Em outras palavras, o Google Shopping é praticamente um “Zoom”: reúne diversos produtos e faz comparações por preços e avaliações. No entanto, ele é integrado aos resultados de busca.

Esta liberação chegou ao Brasil no mês de outubro de 2021, mas já havia sido implantada nos Estados Unidos desde abril, com o intuito de minimizar os danos e prejuízos que a crise gerou.

Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é uma plataforma poderosa que permite aos usuários pesquisar e comparar produtos de diferentes vendedores e, por ter o objetivo principal de simplificar a jornada do usuário, o funcionamento do Google Shopping é muito simples de entender. 

Para acessar ou “ativar” o Google Shopping basta digitar algum produto na barra de busca, por exemplo, o termo “tv led”:

Como você pode notar acima, o Google integra o Shopping ao conjunto de resultados patrocinados, exibindo a foto do produto, o preço e o nome da loja na qual encontramos a oferta.

Existe uma forma muito prática e útil para o usuário achar o produto que precisa. Na própria página de resultados do Google, o usuário consegue clicar na seta ao lado direito e ver um carrossel completo de opções. Ao clicar sobre o produto, a pessoa é direcionada à página do anunciante.

Novo Carrossel de “Produtos Semelhantes” disponível

Agora, o Google está implementando uma seção de produtos semelhantes e um carrossel para listagens patrocinadas pelo Google Ads, também disponível no Google Shopping:

O Google adora a expansão de consultas, tanto no orgânico quanto nos resultados pagos, e já testou um botão semelhante em anúncios do Shopping.

Anotações de Conversão em Anúncios no Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping agora contam com “anotações de conversão”, uma nova ferramenta que destaca a popularidade de compra dos produtos diretamente nas listagens de anúncios.

As anotações de conversão, como “mais vendido” ou “1K compraram recentemente” , servem como provas sociais visuais que indicam a popularidade de vendas de um produto.  Esta funcionalidade requer que os comerciantes compartilhem dados agregados de conversão, permitindo que os anúncios se destaquem e aumentem a confiança do consumidor.

Para habilitar as anotações, é necessário ativar o rastreamento de conversões no Google Merchant Center, mas, para os gestores de tráfego, essa é uma ótima oportunidade de elevar a popularidade dos produtos anunciados.

Qual é a diferença entre Google Shopping e Google Ads?

Como vimos, o Google Shopping Ads aparece quando o consumidor está buscando um produto no Google ou como anúncios em outros sites.

Mas, enquanto nas campanhas feitas no Google Ads você escolhe palavras-chave para posicionar sua loja ou site nos resultados de busca, no Shopping Ads você configura seu produto e o próprio Google define quais palavras são relevantes para seu anúncio.

O lojista precisa estar no Google Shopping? Requisitos para Anunciar no Google Shopping

Anunciar na plataforma é fundamental para o lojista que quer conquistar mais clientes para seu e-commerce . Afinal, esse é o maior canal de conversão para qualquer pessoa que anuncia produtos na plataforma do Google Ads .

Em resumo, se você tem uma loja virtual e não investe no Google Shopping, saiba que você está deixando muito dinheiro na mesa e perdendo excelentes oportunidades de vendas. Um exemplo é que mais de 50% da receita gerada por meio do Google Ads dos clientes da Agência Mestre vem da ferramenta.

É importante mencionar que podemos potencializar os resultados, aplicando o remarketing na plataforma e oferecendo novamente o produto para pessoas que já demonstraram interesse em adquiri-lo.

Quanto investir no Google Shopping?

O valor investido no Google Shopping varia de acordo com objetivos, recursos disponíveis e estratégia de cada empresa. Por isso, ao decidir quanto investir, é importante considerar fatores como:

  • o tamanho do seu negócio;
  • o mercado-alvo;
  • a competitividade do setor;
  • a margem de lucro dos produtos;
  • o orçamento definido conforme suas metas de marketing e vendas.

Investimento no Google Shopping

Investir no Google Shopping depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto e o mercado-alvo, por isso, não existe uma resposta certa para a pergunta “Quanto investir no Google Shopping?”

No entanto, existem diversas estratégias de Tráfego Pago que podem te auxiliar a definir um investimento ideal no Google Shopping para o seu negócio, considerando Custo por Lead (CPL), Taxa de Conversão, etc.

A Blue Agência oferece para seus clientes toda a criação do feed para as lojas virtuais seguindo a especificação listada no documento de ajuda do Google. Além disso, as otimizações nas descrições dos produtos garante que cada site apareça de forma orgânica na ferramenta. 

 




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